
A marca de mais de 300 transplantes realizados no Hospital Delphina Aziz reuniu pacientes, profissionais de saúde e representantes de instituições, neste domingo, 21 de junho, em uma caminhada na Vila Olímpica de Manaus.
Entre os participantes estavam pessoas que passaram pelo transplante e retomaram a rotina depois de anos de tratamento. A médica veterinária Victoria Pacheco, de 25 anos, recebeu um rim pela rede pública e participou da atividade.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que o Hospital Delphina Aziz já realizou 311 transplantes desde a retomada do serviço: 284 renais e 27 hepáticos. O primeiro transplante renal com doador vivo ocorreu em julho de 2023. O procedimento com doador falecido aconteceu em junho de 2024.
Os transplantes de fígado voltaram à rede pública estadual em novembro de 2025, após uma década sem o serviço no Amazonas. Com a retomada, o Hospital Delphina Aziz passou a atuar como referência no estado para transplantes renais e hepáticos.
Além dos transplantes, a unidade realiza procedimentos de média e alta complexidade e ampliou a estrutura de atendimento nos últimos anos. O hospital passou de 35 leitos, em 2018, para 362 atualmente, o que aumentou a capacidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde.

